Inmetro e Petrobras apresentaram os primeiros carros a receberem a etiqueta veicular no País
O presidente do Inmetro João Jornada, etiquetou ontem o primeiro carro brasileiro na cerimônia de apresentação da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE). O selo foi colado no vidro traseiro esquerdo do automóvel, durante evento na sede da Fiesp, em São Paulo. A etiqueta veicular, graduada de A a E, é semelhante ao selo do Inmetro utilizado em eletrodomésticos. Ela indica o desempenho do carro em relação ao consumo de combustível, na estrada e na cidade. O selo faz parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBE Veicular), coordenado pelo Inmetro, com parceria da Petrobras.
O PBE Veicular permite que o consumidor tenha informações antecipadas de consumo na hora de adquirir um automóvel. A etiqueta vai informar a eficiência energética dos carros, facilitando a escolha entre modelos mais econômicos e eficientes. As classificações das etiquetas poderão variar entre A a E, sendo A a mais econômica. A adesão de montadoras e importadoras ao programa é voluntária.
Cinco fabricantes de veículos, que representam cerca de 50% das vendas do mercado brasileiro (Fiat, General Motors com a marca Chevrolet, Honda, Kia e Volkswagen), se inscreveram no programa. Nessa fase inicial do projeto, 31 modelos de cinco categorias (sub-compacto, compacto, médio, grande e carga) terão suas informações de consumo e eficiência energética disponíveis para a sociedade. Destes, 24 modelos de duas categorias – compacto e sub-compacto – poderão sair das fábricas etiquetados.
sábado, 18 de abril de 2009
Inmetro e Petrobras apresentaram os primeiros carros a receberem a etiqueta veicular no País
...
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário